A lista de compras de Michelangelo

A lista de compras de Michelangelo

A vida privada dos artistas sempre despertou curiosidade. Quem não gostaria de saber qual a sobremesa favorita de van Gogh ou o que constaria de uma lista de compras do pintor e escultor renascentista Michelangelo Buonarroti? Essa última curiosidade foi satisfeita pela Casa Buonarroti (link aqui) - um museu de Florença, Itália, dedicado à preservação da memória e da obra de Michelangelo e que funciona em uma casa que pertenceu ao artista. Da coleção, que inclui algumas obras da fase inicial de Michelangelo, modelos de obras definitivas e uma grande quantidade de desenhos, consta a lista de compras que o artista fez em 1518. Acredita-se que o empregado de Michelangelo fosse analfabeto. Assim, o artista ilustrou a lista com desenhos para orientá-lo. Separado em três dias por linhas horizontais, a lista inclui os seguintes pedidos: Pani Dua - Dois pães Un Bocal di Vino  - Um litro de vinho) Un Aringa - Um arenque Tortegli - Tortellini Una Salata  - Uma salada Quattro pani - 4 pães Un Bochal di Tondo - Um jarro de Tondo (vinho) Un Quartuccio di Bruschino - 250ml de Vinho Tinto (mais encorpado e descrito como um vinho áspero) Un piatello di spinaci - Um prato de espinafre Quattro Alici - Quatro aliches Sei Pani - Seis pães Due Minestre di Finocchio - Sopa de erva-doce Un Aringa  - Um arenque Un bochal di Tondo - Um jarro de Tondo Para conhecer este e outros documentos da Casa Buonarroti, clique aqui.

A lista de compras de Michelangelo continha ilustrações do artista.

User Rating: 4.5 ( 1 votes)
0

A vida privada dos artistas sempre despertou curiosidade. Quem não gostaria de saber qual a sobremesa favorita de van Gogh ou o que constaria de uma lista de compras do pintor e escultor renascentista Michelangelo Buonarroti? Essa última curiosidade foi satisfeita pela Casa Buonarroti (link aqui) – um museu de Florença, Itália, dedicado à preservação da memória e da obra de Michelangelo e que funciona em uma casa que pertenceu ao artista.

Da coleção, que inclui algumas obras da fase inicial de Michelangelo, modelos de obras definitivas e uma grande quantidade de desenhos, consta a lista de compras que o artista fez em 1518. Acredita-se que o empregado de Michelangelo fosse analfabeto. Assim, o artista ilustrou a lista com desenhos para orientá-lo.

Separado em três dias por linhas horizontais, a lista inclui os seguintes pedidos:

Pani Dua – Dois pães
Un Bocal di Vino  – Um litro de vinho)
Un Aringa – Um arenque
Tortegli – Tortellini
Una Salata  – Uma salada
Quattro pani – 4 pães
Un Bochal di Tondo – Um jarro de Tondo (vinho)
Un Quartuccio di Bruschino – 250ml de Vinho Tinto (mais encorpado e descrito como um vinho áspero)
Un piatello di spinaci – Um prato de espinafre
Quattro Alici – Quatro aliches
Sei Pani – Seis pães
Due Minestre di Finocchio – Sopa de erva-doce
Un Aringa  – Um arenque
Un bochal di Tondo – Um jarro de Tondo

Para conhecer este e outros documentos da Casa Buonarroti, clique aqui.

Share this:

Leave a Reply