Os Passos da Paixão

Os Passos da Paixão

Em Congonhas do Campo (MG) estão os dois mais importantes conjuntos artísticos brasileiros: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos e as Capelas com os Passos da Paixão de Jesus Cristo. Ambos são obra do mestre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), o mais completo artista brasileiro, a quem o crítico de arte francês Germain Bazin chamou de "o último grande santeiro medieval". Nesta sexta-feira da Paixão, Artelivre publica imagens do conjunto de seis capelas com os Passos da Paixão de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica.  Os “passos” remetem às estações da via-sacra, e assinalam, simultaneamente, a caminhada do peregrino ao visitar as capelas. O conjunto é considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade. Nessas capelas brancas, que acompanham as curvas suaves da colina onde fica o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos estão 66 figuras esculpidas em madeira de cedro, em tamanho natural. Produzidas entre  1796 a 1799, as imagens foram pintadas por Francisco Xavier Carneiro, e por outro grande mestre do barroco mineiro: Manuel da Costa Ataíde. Este foi o responsável pelas imagens da ceia, flagelação e crucificação e a Carneiro coube o trabalho nas demais peças. As capelas que abrigam o conjunto de esculturas começaram a ser construídas em 1808 e o conjunto de esculturas só foi concluído em 1819. A dramaticidade das esculturas é inegável. São cenas vívidas, que narram a paixão de Cristo desde a Santa Ceia até a morte na cruz: ceia, horto, prisão, flagelação, coroação de espinhos, cruz às costas e crucificação. Executadas por Aleijadinho e seus ajudantes no ateliê do artista, ainda hoje permanece o mistério o que foi entalhado pela mão do artista e o que foi feito pelos auxiliares. Estudos à parte, não há como ficar indiferente aos rostos expressivos, de malares altos e queixo dividido, com os olhos rasgados, sobrancelhas altas e arqueadas que se unem à linha do nariz. Também são admiráveis os corpos com músculos destacados  e veias saltadas, dedos e mãos longos. Os Passos da Paixão foram possíveis graças ao português Feliciano Mendes, comerciante de ouro que havia feito uma promessa a Bom Jesus de Matosinhos: caso se curasse de uma grave doença, fundaria em Congonhas uma irmandade semelhante à que existia do Norte de Portugal. Curado, Mendes não economizou para a construção de uma igreja pequena, porém rica, em cujo espaço exterior estão os magníficos 12 profetas em pedra-sabão. Para isso, chamou os melhores artistas da época, e coordenando todo o trabalho, o mestre Lisboa, o Aleijadinho Veja, abaixo, a força e a beleza dos Passos da Paixão no interior das capelas: Ceia Foto de Eduardo Gontijo. Horto Prisão Flagelação Coroação de espinhos Cruz às costas Crucificação Em nossa página no Facebook, há um álbum completo e detalhado sobre os Passos da Paixão. Para vê-lo, clique aqui.

Em Congonhas do Campo (MG) estão os dois mais importantes conjuntos artísticos brasileiros: o Santuáriomatosinhos44 do Bom Jesus de Matosinhos e as Capelas com os Passos da Paixão de Jesus Cristo. Ambos são obra do mestre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), o mais completo artista brasileiro.

User Rating: 2.02 ( 5 votes)
0

Em Congonhas do Campo (MG) estão os dois mais importantes conjuntos artísticos brasileiros: o Santuáriomatosinhos44 do Bom Jesus de Matosinhos e as Capelas com os Passos da Paixão de Jesus Cristo. Ambos são obra do mestre Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), o mais completo artista brasileiro, a quem o crítico de arte francês Germain Bazin chamou de “o último grande santeiro medieval”.

Nesta sexta-feira da Paixão, Artelivre publica imagens do conjunto de seis capelas com os Passos da Paixão de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica.  Os “passos” remetem às estações da via-sacra, e assinalam, simultaneamente, a caminhada do peregrino ao visitar as capelas. O conjunto é considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nessas capelas brancas, que acompanham as curvas suaves da colina onde fica o Santuário do Bommatosinhos30 Jesus de Matosinhos estão 66 figuras esculpidas em madeira de cedro, em tamanho natural.

Produzidas entre  1796 a 1799, as imagens foram pintadas por Francisco Xavier Carneiro, e por outro grande mestre do barroco mineiro: Manuel da Costa Ataíde. Este foi o responsável pelas imagens da ceia, flagelação e crucificação e a Carneiro coube o trabalho nas demais peças. As capelas que abrigam o conjunto de esculturas começaram a ser construídas em 1808 e o conjunto de esculturas só foi concluído em 1819.

A dramaticidade das esculturas é inegável. São cenas vívidas, que narram a paixão de Cristo desde a Santa Ceia até a morte na cruz: ceia, horto, prisão, flagelação, coroação de espinhos, cruz às costas e crucificação. Executadas por Aleijadinho e seus ajudantes no ateliê do artista, ainda hoje permanece o matosinhos24mistério o que foi entalhado pela mão do artista e o que foi feito pelos auxiliares. Estudos à parte, não há como ficar indiferente aos rostos expressivos, de malares altos e queixo dividido, com os olhos rasgados, sobrancelhas altas e arqueadas que se unem à linha do nariz. Também são admiráveis os corpos com músculos destacados  e veias saltadas, dedos e mãos longos.

Os Passos da Paixão foram possíveis graças ao português Feliciano Mendes, comerciante de ouro que havia feito uma promessa a Bom Jesus de Matosinhos: caso se curasse de uma grave doença, fundaria em Congonhas uma irmandade semelhante à que existia do Norte de Portugal. Curado, Mendes não economizou para a construção de uma igreja pequena, porém rica, em cujo espaço exterior estão os magníficos 12 profetas em pedra-sabão. Para isso, chamou os melhores artistas da época, e coordenando todo o trabalho, o mestre Lisboa, o Aleijadinho

Veja, abaixo, a força e a beleza dos Passos da Paixão no interior das capelas:

Ceia

ceia

Foto de Eduardo Gontijo.

Horto

matosinhos41

Prisão

matosinhos17

Flagelação

matosinhos15

Coroação de espinhos

matosinhos14

Cruz às costas

matosinhos8

Crucificação

matosinhos

Em nossa página no Facebook, há um álbum completo e detalhado sobre os Passos da Paixão.

Para vê-lo, clique aqui.

Share this:

Leave a Reply