Exposição Matisse em Brasília

Exposição Matisse em Brasília

Entre 26 de outubro e 23 de dezembro, a Caixa Cultural Brasília recebe a exposição Henri Matisse – Jazz. A mostra reúne 20 pranchas originais impressas com a técnica au pochoir, que integram o livro Jazz, publicado em 1947. A mostra do celebrado artista francês, que será exposta na galeria Vitrine, terá entrada franca.

matisse

Henri Matisse

Após ser acometido por um câncer no duodeno, em 1941, Matisse passou longos períodos acamado e em uma cadeira de rodas. Durante esse período de recuperação, na cidade francesa de Lyon, durante o qual passou por uma cirurgia, dedicou-se ao desenho e à ilustração, combinado duas técnicas em colagens com papeis recortados e coloridos com guache. A técnica desenvolvida pelo artista no início da década de 1940, conhecida por au pochoir, é admirada até hoje. Sua enfermeira, Monique Bourgeois, foi a modelo.

A coleção dessas colagens rendeu em 1947 a edição do raríssimo livro Jazz, que tem apenas 250 cópias impressas e apenas duas no Brasil. Essa obra limitada, onde as gravuras seguem o ritmo marcado de uma orquestra de jazz, contém reproduções de colagens coloridas, acompanhadas por pensamentos escritos do artista, abordando temas como circo, contos populares e viagens.

A curadoria da exposição é de Anna Paola Baptista, curadora do Museu da Chácara do Céu, um dos Museus Castro Maya localizados no Rio de Janeiro.

Serviço:

Henri Matisse – Jazz
Local: Galeria Vitrine da Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Abertura: dia 25 de outubro, às 19h
Visitação: de 26 de outubro a 23 de dezembro de 2016, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação Indicativa: livre para todos os públicos

 

Share this:

Leave a Reply